terça-feira, 21 de outubro de 2008

Como ser Macho: Espectáculos apreciados

Amigos machos,
Sinto-me na obrigação de continuar a crónica "Como ser Macho" iniciada por Asdrúbal. Neste post falo-vos de espectáculos que um Macho a sério deve gostar.
O primeiro é, sem sombra de dúvida, a Tourada. O Homem Macho gosta de um bom desafio e tourear ou pegar um toiro bravo enquadra-se perfeitamente nesta categoria. No que concerne ao toureio, o Macho deve preferir o espectáculo a cavalo, em detrimento do espectáculo a pé. Porquê, se a verdadeira arte do toureio é apeada? Porque Macho que é Macho gosta da cravagem dos ferros, da classe do cavalo e dos berros do cavaleiro a citar o toiro. O Macho aprecia fundamentalmente o toureio emotivo, onde entram os ferros cambiados e as batidas ao píton contrário. Para finalizar, o Macho aprecia a valentia dum forcado que dá a vida pela tão nobre arte de pegar toiros. Sem dúvida que, se o Macho entende que os artistas não estão a dar o seu melhor, pode praguejar, arrotar, insultar o vizinho do lado que discorda da opinião, trocar impressões com a malta castiça, sair pra pedir mais uma cerveja...
O segundo é o futebol à Antiga, aquele que ainda se pratica pelas divisões inferiores deste país. Ainda há gajos castiços à nossa beira que seguem o relato de um Almeirinense-Almacilense e comentam o último golo do Cajó (há sempre um numa qualquer equipa da província). Ainda para mais, descobrem-se craques de que nunca tínhamos ouvido falar (Alcides, o homem que fez a cabeça em papa à defesa do Pinhel). Há sempre uma bifana a sair do snack-bar e as mines também não faltam. Viva o nosso futebol distrital!
Pra finalizar, o Hóquei em Patins. Perguntar-me-ão se acho Macho um desporto em que Homens andam de patins atrás duma bola piquena? Acho. O desporto que nos deu as glórias dos anos 60 (quando ainda havia machos a sério)! O desporto que, reza a lenda, pratica-se em Portugal, numa província de Espanha e numa rua da Argentina! O único desporto em que ganhámos alguma coisa! O cheiro a ringue do pavilhão do Gulpilhares! Meus amigos, quem me tira o Hóquei em Patins, tira-me tudo. E que Portugal volte às vitórias d'outrora!
Espero que tenham ficado esclarecidos com a minha modesta explicação.
Abraço!

Sem comentários: